Portifólio

 Portifólio dos trabalhos efetuados por Bernardo Magalhães - Nem de Tal, no decorrer de 50 anos dando início na década de 70 até os dias atuais.

Axé

Sob o sol escaldante de Salvador, capital do Estado da Bahia-BR, o educador de rua do Projeto Axé está cercado de crianças na Praça da Piedade

MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Em uma de suas vindas da Europa Bernardo ficou uma semana no acampamento 1º de Abril, do MST, no Pontal de Paranapanema, São Paulo, em 1995 onde registrou o cotidiano dos acampados e produziu um portifólio, em papel Ilford, 30x40cm.

Diamantina 

Desde o ano 2000, Bernardo Magalhães sentou praça na cidade de Diamantina/MG, referência histórica do ciclo do diamante no alto do Espinhaço em Minas Gerais. Aqui ele pode ser encontrado tocando o seu aprazível Pouso da Chica, sem prenúncio de cura para o vício da fotografia.

Contracultura

O cenário dos anos 70 apresentava aos brasileiros um pano de fundo radicalmente contraditório: na década anterior um vendaval revolucionário tinha varrido o planeta mas o Brasil vivia sob a ditadura militar.

O Vapor

Nem de Tal trabalha como editor de fotografia no jornal “O Vapor”, apoiado pelo DCE da UFMG, que teve dez edições de janeiro a novembro de 73. Um jornal underground, na raia da contracultura, que driblava a censura do regime militar com uma abordagem poética e antropológica, delírios e viagens lisérgicas.

Jornalismo

De volta ao Brasil em 1986, Bernardo é contratado como fotógrafo do Caderno2 do jornal “Estado de São Paulo”. Ressuscita o nome Nem de Tal e produz uma série de imagens exclusivamente dedicados à produção da cultura, retratos de artistas, espetáculos e eventos artísticos. 

Trem da Morte

São desse período – início da década de 1970 – os primeiros registros do fotógrafo-andarilho-viajante: basicamente cenas de rua e tipos populares, sem esquecer a famosa viagem no “trem da morte” para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, roteiro obrigatório para mochileiros e aventureiros da época.

Gente

Esta série trabalha imagens de pessoas em situações diversas, na rua, nos acampamentos, nos carnavais.

Street Photography

Como a grande maioria dos fotógrafos em algum momento de seu percurso, com maior acento na primeira infância profissional, Bernardo Magalhães teve a sua fase street-photo, atento ao pitoresco das ruas e à gente do povo que circula na cena urbana.